Publicações

Financiando a Organização de Comunidades: a mudança social por meio da participação cidadã

Rede de Filantropia para a Justiça Social

27/02/2015

(faça download da publicação clicando na imagem abaixo)

Apresentação

"Investir na organização de comunidades é uma atividade de importância fundamental para o fortalecimento da sociedade civil e da democracia, a partir dos locais onde os programas apoiados pelos investidores sociais acontecem. Relaciona-se diretamente com a sustentabilidade do investimento social, uma vez que comunidades mais fortalecidas são também mais capazes de serem sujeitos das transformações em curso pela melhoria de suas próprias vidas. Trata-se, porém, de um tema raramente presente na agenda dos investidores sociais no Brasil.

Para dar visibilidade a essa interessante alternativa para o investimento social vinculado ao seu potencial de impulsionar uma sociedade civil mais atuante e autônoma, o GIFE traduziu, com o apoio do Instituto C&A, mais este guia da série Grantcraft do Foundation Center, que contou com o apoio de The Linchpin Campaign, um projeto do Center for Community Change, para sua elaboração. Funding Community Organizing: social change through civic participation traz exemplos diversos sobre a efetividade da escolha do caminho de financiar a organização de comunidades pelo investimento social. Muitos investidores sociais apresentam suas próprias experiências, apontando desafios e demonstrando, assim mesmo, por que vale a pena apostar em soluções construídas mais coletivamente, acessando e ativando recursos locais e a partir da participação ativa das comunidades.
O GIFE estimula e acredita no investimento social apoiando a organização de comunidades, entendendo ser esse mais um caminho para a construção de relações de confiança com maior equidade nos processos de tomada de decisão que afetam as comunidades, e portanto desenvolvendo amplamente o grande potencial de transformação inerente ao investimento social. O guia “Financiando a Organização de Comunidades: a mudança social por meio da participação cidadã” apresenta de forma muito sincera e didática as vantagens do investimento social no potencial das pessoas e, mais do que isso, na organização das pessoas e no estabelecimento de boas parcerias para o desenvolvimento e fortalecimento das sociedades".






 




« Voltar




Facebook Twitter Youtube



Apoiadores:

  
Rede de Fundos Independentes para Justiça Social
contato@rededefundos.org.br


Licença Creative Commons
O trabalho Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social de Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.rededefundos.org.br