Parceria com Mães de Maio é destaque em canal do Foundation Center

Fundo Brasil de Direitos Humanos

04/01/2017

Mães de Maio em uma das manifestações públicas realizadas ao longo de dez anos de existência (Foto: Acervo Mães de Maio)

A parceria entre o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Movimento Mães de Maio é uma das onze histórias contadas em série publicada no site Grantcraft.org, um canal do Foundation Center que divulga abordagens inovadoras sobre filantropia para justiça social.

O Foundation Center é o maior centro de informações sobre filantropia dos EUA e também uma referência mundial. As postagens publicadas na série são relativas à publicação “Effective Philanthropy”, editada pelo Working Group on Philanthropy for Social Justice and Peace (Grupo deTrabalho Filantropia para Justiça Social e Paz) e divulgada em maio deste ano.

A publicação “Effective Philanthropy” mostrou experiências dessa nova forma de fazer filantropia. Os textos analisaram as estratégias utilizadas para enfrentar determinadas questões, os riscos, os desafios e o impacto dos apoios.

“É um tipo de apoio que fortalece os atores sociais para que eles sejam os protagonistas na defesa de seus direitos”, diz Ana Valéria Araújo, coordenadora executiva do Fundo Brasil e autora do artigo que conta a história da relação da fundação com o Movimento Mães de Maio.

Cada história mostra questões importantes na luta das organizações que apoiam a transformação social para realizar mudanças sistêmicas.

A ideia é que a partilha de conhecimentos na área da filantropia para justiça social e a troca de experiências possibilitem melhorias às práticas em conjunto.

A história do apoio do Fundo Brasil ao Movimento Mães de Maio é o sexto post da série, publicada em um período de três meses. O texto mostra o impacto do apoio a organizações que atuam na base e que possuem as conexões, as habilidades e os conhecimentos necessários para promover mudanças reais.

O episódio conhecido como Crimes de Maio ocorreu em 2006, quando 500 civis foram assassinados no estado de São Paulo por homens encapuzados após as mortes de policiais provocadas por uma facção criminosa.

As vítimas eram principalmente pobres e negras. A maioria não estava envolvida no crime organizado. O Movimento Mães de Maio, uma rede de famílias e parentes das vítimas, foi criado com o objetivo de lutar pela verdade e pela justiça. Esse objetivo evoluiu para a luta contra a violência policial e as milícias.

O Fundo Brasil apoia as Mães de Maio por acreditar que um movimento da base é capaz de enfrentar as violações de direitos humanos. Com o apoio da fundação, as atividades desenvolvidas pelo movimento tiveram grande visibilidade. Hoje as Mães de Maio são uma referência no enfrentamento à violência policial.

A fundação apoiou o movimento em 20102011 e 2015, neste último ano de forma emergencial para colaborar com o projeto “10 anos dos crimes de maio de 2006: relembrar para que não siga acontecendo”. Voltou a apoiar as Mães de Maio em 2016.

“O Fundo Brasil é que alavancou o Mães de Maio”, diz Débora Silva, fundadora do Movimento Mães de Maio.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.

A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.

Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.




« Voltar




Facebook Twitter Youtube



Apoiadores:

  
Rede de Fundos Independentes para Justiça Social
contato@rededefundos.org.br


Licença Creative Commons
O trabalho Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social de Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.rededefundos.org.br